20 janeiro 2017

Tarte de Chocolate e Caramelo Salgado


Muitas das receitas que experimento e que depois acabo por partilhar são pedidos especiais da cara metade. Não é que ele seja guloso, muito pelo contrário, eu sou muito mais gulosa que ele, mas gosta imenso de experimentar novos sabores e como é raro ele pedir-me alguma sobremesa aproveitei logo a oportunidade quando me falou numa Tarte de Chocolate e Caramelo Salgado.

Confesso que sou fã de caramelo salgado. Aquele saborzinho do caramelo com um travo de manteiga e o sal é super delicioso. E contrasta muito bem com o sabor intenso do chocolate... mas eu sou suspeita certo?! Tudo fica bem com chocolate :) :)


Esta tarte tem imensa coisa que pode correr mal, mas quando corre bem fica uma sobremesa deliciosa, sobretudo para quem gostar de sabores fortes. O que pode correr mal? A massa focar mal trabalhada, o caramelo passar do ponto, a ganache ficar pouco "sedosa"... A primeira vez que a fiz, posso dizer que aconteceu quase tudo isso e não gostei muito do resultado, mas não baixei os braços, percebi onde podia "dar o meu toque" e em menos de 24 horas fiz uma nova tarte, que durou umas... 5 horas :) :) Durou só isso porque foi logo toda comida, na verdade aguenta-se bem uns bons dias no frigorífico.


A receita original manda usar uma base de massa areada de compra, mas cumprindo o que vos prometi no início deste "espaço", optei por fazer tudo de raiz e juntei à receita eleita uma massa areada feita por mim (que também deixo aqui a receita). Já tenho recorrido às massas frescas de compra e são uma solução razoável quando temos alguma pressa, mas neste caso achei que merecia mesmo uma boa massa,com textura crocante e tudo aquilo a que temos direito!!


Tarte de Chocolate e Caramelo Salgado
(inspirado nas Sobremesas Nestlé )

Ingredientes:
> Tarte
| 250 gr de farinha de trigo sem fermento
| 125 gr de manteiga bem fria
| 120 gr de açúcar branco
| 1 ovo
| sal q.b.
> Caramelo Salgado
| 175 gr de açúcar branco
| 100 gr de natas para bater
| 75 gr de manteiga à temperatura ambiente
| 2 colheres de café (cheias) de flor de sal
> Ganache de Chocolate
| 1 tablete de chocolate de culinária (eu usei Nestlé Sobremesas 53% Cacau)
| 200 ml de natas para bater

Preparação:
Primeiro é preciso preparar a massa e como sabem este passo começa por se ligar o forno a 175ºC. Depois, peneirar a farinha com o açúcar (se possível sobre o mármore da bancada que está sempre a uma temperatura mais fria); fazer um montinho e abrir uma cova no meio. Deitar uma pitada de sal fino e um ovo inteiro, mexer ligeiramente em círculo e juntar a manteiga toda, cortada em bocadinhos. Trabalhar a massa desfazendo a manteiga até ficar com uma textura arenosa, o mais rápido possível. Envolver em película aderente e deixar repousar no frigorífico pelo menos 30 minutos. Ao fim desse tempo, estender a massa e colocar sobre uma forma de tarte (usei uma de 20 cm, para a tarte ficar baixinha) cortando os excessos de massa das bordas. Picar o fundo com um garfo e levar ao forno por 30 minutos. Deixar arrefecer antes de rechear.

Enquanto a tarte coze no forno é tempo de preparar o caramelo: colocar o açúcar a aquecer num tachinho, em lume brando/médio e deixe derreter sem mexer. Quando estiver completamente derretido (mas antes de começar a torrar ... e aqui está uma hipótese de correr mal por isso tenham atenção e não desviem os olhos do fogão!!), retirar o tacho do lume, juntar a manteiga, a flor de sal e as natas (entretanto aquecidas). Mexer sem parar até obter um creme homogéneo e líquido (cuidado porque a mistura ferve muito). Se ficarem alguns grumos, pode-se passar por um coador, mas à partida não é necessário (lá está... se correr bem!). Este creme deve arrefecer ligeiramente antes de se deitar sobre a tarte, quando esta já estiver fria.

Convém arrefecer a tarte quando ainda tem apenas o caramelo durante pelo menos uma hora no frigorífico, o que permite que não se faça logo a ganache. Quando acharmos que daí a uns 15 minutos queremos acabar a tarte e colocar o chocolate, então começamos a preparar a última parte da tarte.

Então... Levar as natas ao lume num tachinho e quando começarem a ferver, retirar e adicionar o chocolate partido em cubinhos. Mexer até derreter e deitar por cima da tarte. Reservar no frigorífico durante uma hora no mínimo.
Espero que gostem!

Comam bem!
SmK