11 dezembro 2016

Bolo Simples de Côco

Confesso que não sou grande fã de côco, mas cá por casa há quem adore e, por vezes, sabe bem dar um mimo especial a quem se ama :)

Pesquisei algumas receitas na web para fazer um bolo simples e saboroso, com poucos ingredientes e fácil de fazer, que levasse côco. O aspecto deste chamou-me a atenção, talvez por me fazer lembrar os deliciosos Pão de Deus da Padaria Portuguesa que são um dos meus bolos preferidos (durante anos tirava a maior parte da camada de côco que trazem por cima para ficar apenas com um ligeiro sabor doce a côco e comia-os com uma fatia generosa de queijo flamengo no meio...).

Um truque muito simples, mas que faz toda a diferença neste bolo, é não poupar no côco!! Isto é, existem várias marcas disponíveis no mercado, e a diferença de preços é significativa, mas eu escolhi côco ralado fresco e acreditem que o sabor é muito mais intenso. Procurem nas banquinhas de frutos secos do mercado local ou em mercearias biológicas.




O coco possui um elevado teor em gordura, em especial saturada – mas é uma gordura saturada que não só possui alguns ácidos gordos com atividade antibacteriana e antifúngica, como também são, na sua grande maioria, ácidos gordos de cadeia média. Estes ácidos gordos são digeridos, absorvidos e metabolizados de uma forma diferente das outras gorduras. Não possui colesterol, tem um teor médio de hidratos de carbono e baixo de proteínas, e alguma fibra, sendo uma excelente fonte de manganês.

Bolo Simples de Côco
(adaptado de algumas receitas encontradas)

Ingredientes:
| 250 gr de acúcar amarelo
| 80 gr de margarina amolecida (a receita original indica 100 gr)
| 4 ovos inteiros + 2 gemas*
| 100 gr de farinha de trigo
| 50 gr de amido de milho (farinha Maizena)
| 1 colher de chá de fermento em pó
| 150 gr de côco ralado
| 80 gr de açúcar branco
| 100 ml de natas (podem usar light)

Preparação:
Começar por aquecer o forno a 200 ºC e untar com manteiga e farinha uma forma de tarte com cerca de 23 cm.
Separar as gemas das claras (dos 4 ovos) , que são batidas em castelo bem firme e reservadas. Noutra taça, bater muito bem o açúcar amarelo com a manteiga amolecida, juntar as 4 gemas e voltar a bater. A seguir adicionar a farinha peneirada, o amido de milho e o fermento em pó. Depois de voltar a bater, adicionar, com cuidado para envolver bem, as claras em castelo. Colocar o preparado na forma e levar ao forno durante 30 minutos.
Enquanto o bolo está no forno podemos preparar o "topping" de côco: misturar muito bem o côco ralado com o açúcar, as gemas de ovo e as natas, até ficar uma espécie de creme. Depois de retirar o bolo do forno, espalhar este creme por cima e levar ao forno por mais 10 minutos.

Depois ... é só esperar que arrefeça para nos deliciarmos com este saboroso bolo simples de côco. É daqueles bolos que acompanha muito bem uma chávena de chá quentinho.

* podem usar as claras para uma omelete: pincelar uma frigideira com umas gotas de óleo, deitar as claras mexidas com um garfo, temperar com uma pitada de canela e cozinhar como se fosse uma omelete. Excelente alternativa para um pequeno almoço ou lanche.

Comam bem!
SmK