20 dezembro 2016

Tarte de Amêndoa

Esta tarte de amêndoa é um daqueles clássicos que toda a família gosta!
Durante anos "impliquei" um bocado com a dita cuja... não gostava de bolos de amêndoa e pronto. Mas mais tarde percebi que estava um pouco associado às tartes que tinha provado, em que o bolo era quase sempre massudo e com muito sabor a amêndoa (por isso não gostava!) e a cobertura sabia sempre a pouco...

Pois bem, depois de testar algumas receitas, experimentar alterar ingredientes e reforçar a cobertura crocante, eis que tenho então uma receita que me agrada... demasiado até :)

Era para ser sobremesa do almoço de domingo em família (fi-la na sexta-feira porque ia ter pouco tempo no sábado), mas não chegou lá tadinha!!! Deliciosa demais, desapareceu toda.

Entretanto, como já há pedidos de "bis", vamos ver se conseguimos depois tirar umas fotos mais jeitosas :)

Esta foi a foto escolhida para publicação no Instagram 

Porque é que, afinal, gostámos todos tanto desta versão?
Primeiro, o bolo embora pareça muito alto na fotografia (já referi que preciso de uma fotografia mais jeitosa) é super fofo e saboroso. Não é feito com amêndoa nem com nenhum derivado, por isso para quem não é fã de bolos de amêndoa resulta super bem.

Depois, a pièce de résistance, o que mais me satisfaz nesta receita é a cobertura crocante e docinha do caramelo de amêndoa laminada que cobre a tarte. Sério... é muito bom. Só mesmo provando. Comia uma tarte inteira só com este crocante eheheheh...

Para quem não quiser aproveitar o nosso #service, deixo aqui a receita para experimentarem.

Tarte de Amêndoa

Ingredientes:
> Bolo
| 100 gr de açúcar branco
| 100 gr de manteiga amolecida
| 1 ovo
| 3 colheres de sopa de leite
| 200 gr de farinha sem fermento
| 1 pitada de sal fino
> Cobertura Crocante
| 125 gr de açúcar branco
| 125 gr de manteiga
| 250 gr de amêndoa palitada

Preparação:
Começar por ligar o forno a 200ºC. Untar uma forma redonda de 24 cm (eu gosto daquelas de aro amovível para fazer esta tarte) com manteiga e polvilhar com farinha.
Na batedeira e em velocidade baixa para garantir que fica tudo muito bem incorporado, ir adicionando os ingredientes do bolo, um por um, pela seguinte ordem: o açúcar, a manteiga amolecida (se puderem usem sem sal, que faz toda a diferença), o ovo inteiro, o leite, a farinha e o sal. Deitar este preparado na forma de tarte e levar ao forno durante 10 minutos (ao fim deste tempo pode não parecer cozido, mas acreditem que é suficiente).
Para fazer o caramelo salgado de amêndoa, levar um tachinho ao lume com o açúcar, a manteiga e a amêndoa palitada e, em lume médio, deixar caramelizar, mexendo sempre para não queimar.
Dispôr este caramelo por cima do bolo, espalhar bem e levar ao forno durante mais 10 minutos.

Embora a vontade seja comer esta tarte assim que ela sair do forno... não se esqueçam que o caramelo quente pode queimar :) Esperem pelo menos meia hora, desenformem e sirvam!

Comam bem!
SmK